parallax background

TERAPIA DE TROCA E DE
DESENVOLVIMENTO (TED)

 

TERAPIA DE TROCA E DE DESENVOVIMENTO (TED)

A Terapia de Troca e Desenvolvimento (TED)* é uma abordagem terapêutica direcionada ao atendimento de crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA) e demais quadros de neurodesenvolvimento atípico. Ela enfoca o desenvolvimento harmonioso das funções neuropsicológicas consideradas fundamentais para a construção da intersubjetividade. Ao mobilizar as funções deficitárias e os sistemas integrativos cerebrais, a TED favorece uma reeducação neurofuncional.

O paradigma principal da TED é a reciprocidade social. Ela favorece o desenvolvimento da comunicação em conjunto com a estimulação motora, sensorial, emocional e cognitiva em um contexto interativo que respeita a dimensão relacional e emocional do indivíduo. A TED ajuda a criança a se “desembaraçar”, fazendo-a descobrir que ela pode permanecer atenta, olhar, escutar e associar. A terapia se propõe a solicitar e encorajar as trocas recíprocas ao longo de brincadeiras, e graças a estas trocas, desenvolver a comunicação.

A análise neurofuncional e o envolvimento dos pais são elementos fundamentais para a construção do projeto terapêutico individualizado. A perspectiva multidisciplinar que caracteriza esta intervenção permite abordar globalmente as dimensões neuropsicopatológicas que contribuem para a heterogeneidade e a diversidade de expressão dos quadros do espectro autista.

A implementação da TED prevê uma articulação em várias etapas que se seguem sempre na mesma ordem. A análise das habilidades e dificuldades da criança representa um momento fundamental da organização concreta e realização do projeto terapêutico. É a partir desta análise que a equipe irá criar as indicações precisas e as sequências de brincadeiras a serem propostas para cada criança.

A TED foi criada em Tours, na França, na Universidade François Rabelais por uma equipe de psiquiatria infantil especializada no autismo, em especial pelo Prof. Gilbert Lelord (1927-2017) e pela Profa. Cathérine Barthélémy, profissionais e pesquisadores premiados e altamente reconhecidos mundialmente. Sua fundamentação científica é orientada para a compreensão da relação entre os distúrbios do desenvolvimento e as particularidades do funcionamento cerebral. 

Atualmente, o autismo é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento cujos sintomas principais decorrem de alterações muito precoces no funcionamento das redes neurais do “cérebro social”.  Estas redes são responsáveis pela percepção do outro e pelos ajustes sociais mútuos que dependem de habilidades de base tais como atenção, imitação, e associação, por exemplo. 

Os mecanismos cerebrais presentes no desenvolvimento atípico da interação social são atualmente bem descritos e refletem particularidades na organização sensorimotricidade intencional e recíproca tais como para a exploração visual de rostos, decodificação da voz humana e interações multimodais sincronizadas (olhar, voz e gesto, por exemplo). É neste quadro conceitual que a TED é inserida. 

Os princípios gerais que norteiam a terapia (tranquilidade, disponibilidade e reciprocidade) decorrem do conhecimento sobre a neurofisiologia do autismo e atravessam todos as atividades propostas para a criança. Estudos longitudinais confirmam sua eficácia não somente do ponto de vista clínico, mas também neurofisiológico. Os princípios da TED podem ser aplicados em diferentes situações, dependendo da idade e das necessidades da criança. 

Especialmente adequada para crianças pequenas, de 2 - 3 anos a 6 anos, a TED pode ser adaptada ao trabalho com crianças mais velhas. Ela é útil nos casos de autismo e em todas as ocasiões onde particularidades no neurodesenvolvimento possam refletir dificuldades no contexto da reciprocidade social.

A TED vem sendo aprimorada há mais de 40 anos, baseando-se em estudos clínicos e de neuroimagem funcional. No Brasil, foi implementada em 2004 por uma equipe pioneira certificada internacionalmente, que desde então se dedica ao estudo científico, implementação clínica e formação de profissionais, em parceria com a equipe de Tours. 

  • Thérapie D’Échange et Développement no original, em Francês.

FALE CONOSCO