Aprendizagem Motora no Autismo – Módulo II

Docente responsável: Mestre em Educação Física e Esporte André Schliemann

Data: 19/10/2019

Carga Horária: 3h

Horário: 9h-12h

Público alvo: Professores de Educação Física (licenciados e bacharéis), pais e responsáveis, profissionais que atuam no apoio terapêutico.

Clique para inscrição normal (R$ 126,00):

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Clique para inscrição para estudante (R$ 84,00):

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Objetivos:

Proporcionar ao aluno/aluna oportunidade para: – Refletir sobre as possibilidades de inclusão de crianças e jovens com transtornos do espectro do autismo (TEA) em atividades físicas e esportivas – Adquirir conhecimentos sobre o TEA, sua definição, critérios diagnósticos, etiologia, epidemiologia e prognóstico – Desenvolver e ampliar a habilidade para selecionar técnicas e estratégias de ensino adaptadas para elaboração de planos de aula.

Justificativa:

Crianças e jovens com autismo podem se beneficiar das práticas esportivas e da atividade física nas dimensões do aprendizado sensório-motor, da comunicação e da socialização, além de serem fatores decisivos para o sucesso dos processos de aprendizagem devido a melhoria da motivação e da autoconfiança. Para que esse processo de inclusão ocorra de forma exitosa é necessário que as características desses alunos sejam consideradas no planejamento da atividade/aula e que estratégias e instrumentos de apoio sejam selecionados e empregados conforme suas demandas cognitivas e perceptuais. Este curso se propõe a analisar os aspectos relacionados com a inclusão desses alunos em atividades físicas e esportivas no contexto da escola, clubes e demais espaços de práticas corporais com foco nos seguintes tópicos: (1) Descrição do TEA, (2) Benefícios do esporte e da atividade física, (3) Classificação dos jogos esportivos, (4) Técnicas e estratégias de ensino.

Conteúdo Programático:

  • Descrição do transtorno do espectro do autismo (TEA) Comportamento motor no autismo
  • Benefícios da atividade física e do esporte Praxiologia Motriz
  • Técnicas e Estratégias de Ensino Descrição de Casos

Especificidade de cada Módulo:

Ambos os módulos têm em comum o que diz respeito à definição de Autismo, questões motoras, etiologia e epidemiologia. Porém, o Módulo 1 tem enfoque na aprendizagem motora. Já o Módulo 2 Focará nas questões e estratégias de ensino para inclusão das crianças com TEA nas atividades físicas e esportivas.

Procedimento Metodológico:

Aula expositiva e exercícios práticos

Mestre em Educação Física e Esporte André Schliemann
Leave a reply