Intervenção precoce em TEA e Transtornos do Neurodesenvolvimento
Utilizamos uma abordagem de origem francesa e de natureza neurodesenvolvimental, sendo seus efeitos positivos confirmados por estudos científicos clínicos e de neuroimagem cerebral. Nesta perspectiva, na Terapia de Troca e Desenvolvimento, o enfoque central é dado à comunicação e à reciprocidade entre terapeuta e paciente, mas também ao desenvolvimento das funções neuropsicológicas, tais como a atenção visual e auditiva, a percepção, a comunicação e o contato, desde a idade mais precoce, e que permitem ao paciente desenvolver de modo o mais natural possível as capacidades de base: comunicar, interagir com o outro, estar atento, imitar, adaptar-se ao ambiente.
Terapia Psicológica ou Neurodesenvolvimental
Através de intervenção individual ou em grupos, o objetivo é possibilitar o desenvolvimento global da pessoa, em seus aspectos motores, intelectuais, emocionais e sociais, considerando os fatores internos mas também a influencia do meio ambiente. O trabalho terapeutico através dos métodos RAMAIN e DIA-LOG permite uma harmonização e reestruturação neurofuncional, uma melhor condição de expressão das potencialidades da pessoa.
Programa de Adaptação e Desenvolvimento Psicossocial (PADP)
Considerando a inclusão de forma abrangente, esse programa prepara a pessoa para sua integração, ou reintegração, como sujeito ativo na sociedade, levando em conta as dificuldades de interação que puderam obstruir essa participação plena e efetiva. O trabalho se realiza através de dinâmicas de grupos integradas à diferentes vivências comunitárias, com objetivo de ampliar os conhecimentos da sociedade e de seu espaço na mesma, dos bens socioculturais, financeiros, de transporte e comunicação, favorecendo o nível de informação e o domínio do espaço urbano.
Centro de Integração Socioprofissional (CIS)
Programa de ações estratégicas para a promoção da empregabilidade de pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Psicossocial que se encontrem em dificuldade para ingressar e permanecer no mercado de trabalho.
O programa é dividido em 4 etapas, realizado individualmente ou em grupo:
• Orientação vocacional
• Orientação profissional
• Orientação de carreira
• Emprego apoiado.
Intervenção Neuropedagógica
Esta proposta visa ampliar as conexões entre as principais áreas cerebrais, envolvidas na compreensão numérica e da linguagem, para o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem e dos problemas específicos de leitura e escrita: disgrafia, disortografia, dislexia.
Intervenção Fonoaudiológica
Despertar e desenvolver as capacidades comunicativas e de aprendizagem através de exercícios estruturados e da relação terapêutica particular embasado nos conceitos das neurociências.
Intervenções Online
Os programas de intervenção precoce vêm ganhando uma ampliação efetiva através das intervenções online. Baseado nos princípios neurodesenvolvimentais e relacionais, a estimulação neurofuncional ganha uma nova dimensão através de um programa integrado que atua através de atendimento sistemático aos pais, supervisão aos profissionais e escolas, favorecendo o desenho de um atendimento individualizado e adequado às necessidades específicas de cada paciente.
São programas para ampliação da qualidade de vida: avançar para tornar possível onde não seria; onde os recursos de assistência personalizada às crianças portadoras de transtornos do neurodesenvolvimento ou mais particularmente de TEA, são restritos ou mesmo inacessíveis.
Saiba mais sobre nossa Metodologia e sobre o PAN