• Compreensão

    A etapa de avaliação inicial permite compreender as dificuldades que impactam a trajetória de desenvolvimento dentro do contexto de vida, ao mesmo tempo que identifica os potenciais que possam favorecer a evolução de cada um.

  • Projeto

    Constrói-se então um plano individualizado para o aprimoramento pessoal, através de métodos inovadores que desencadeiam o aflorar das potencialidades e novos recursos para lidar com as dificuldades.

  • Trajetória

    Através dessas metodologias, em situação individual ou em grupo, busca-se uma harmonização entre a inteligência, as emoções, a comunicação e a capacidade de ação efetiva, qualquer que seja o nível das dificuldades que se apresentem inicialmente.

Programa Abrangente Neurodesenvolvimental - PAN

  • Instrumentos diagnósticos, programas terapêuticos e educacionais capazes de gerar increasing nos diversos domínios funcionais a saber: comunicação e linguagem, interações sociais ou socialização, cognitivo, sensorial e motor, emoções e regulação do comportamento.
  • Enfoque neurofuncional, tanto para as intervenções individuais, através da Terapia de Troca e Desenvolvimento – TED, quanto para as grupais através do Método Neuropsicológico de Estruturação Mental Evolutiva: os diferentes programas do Método Ramain e Método DIA-LOG.
  • Considera os fatores ambientais através de um programa psicoeducativo específico: Programa de Acompanhamento Intensivo e Sistemático aos pais – PAIS, que busca redimensionar no meio ambiente a estimulação ao desenvolvimento do paciente através dos meios naturais do convívio em família, privilegiando a qualidade de vida familiar.
  • Considera a adaptabilidade social e a inclusão no mercado de trabalho como as etapas que consolidam autonomia pessoal e social. Através dos: Programa de Adaptabilidade e Desenvolvimento Social – PADP – e o Centro de Inserçāo Socioprofissional – CIS
  • Organiza-se por etapas sucessivas de estruturaçāo neurodesenvolvimental, considerando diferentes níveis evolutivos: idade cronológica, nível de desenvolvimento e necessidades específicas.
  • Decorrências: desenvolvimento da autonomia dos pacientes nas atividades cotidianas, aprendizagens no geral e em particular nas escolares, pré-profissionais, profissionalizantes, inserção social e no mercado de trabalho, quando for o caso.

Nossas Metodologias

Nossas Metodologias

Elegemos para o atendimento metodologias neurodesenvolvimentais, que agem na complexidade do ser humano. As situações terapêuticas podem ocorrer individualmente ou em grupo, em contextos positivos e acolhedores, através das vivências de atividades estruturantes. Esse processo estimula uma reorganização neurofuncional, em conjunto com a abertura emocional a si mesmo e ao outro, possibilitando novas respostas, mais harmônicas para os desafios e desequilíbrios.

Nossas Metodologias

A metodologia de base dos programas terapêuticos da CARI INOVAÇÕES EM PSICOLOGIA destinados aos portadores de TEA e de outros transtornos do neurodesenvolvimento parte do Programa Abrangente Neurodesenvolvimental – PAN que organiza as ações da equipe multidisciplinar de modo coerente e integrado às perspectivas neurocientíficas atuais.

Testemunhos